As Engenheiras Carla Raffaine, Josi Carmelo e Fabiana Mara atuaram na linha de frente como idealizadoras, formadoras, mão de obra e sensibilizadoras do Programa Escola Consciente (PEC). O PEC consiste na certificação ambiental para as escolas que desenvolverem ações, atividades ou projetos voltados para a educação ambiental e ao uso sustentável de recursos naturais.
Tendo em vista que o PEC ainda não tem patrocínio. Para a implantação na Escola Dercy Célia Seixas Ferrari em Ribeirão Preto, a Equipe de Engenheiras contou com o apoio do Instituto MRV, após participarem da chamada pública promovida por meio do Edital “4º CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS EDUCAR PARA TRANSFORMAR”. O Projeto foi selecionado e, por meio de votação aberta ao público, recebeu um aporte financeiro de R$30.000,00 para implantação das práticas ambientais, capacitação e formação dos alunos, professores e apoio da Escola Dercy Célia Seixas Ferrari.
Todas as práticas na Escola Dercy Célia Seixas Ferrari foram realizadas com aulas lúdicas para formação, práticas, sensibilização e capacitação dos alunos. As principais ações foram as seguintes:
- troca das lâmpadas existentes por Led;
- instalação de sensores de presença para redução dos gastos de energia;
- troca das torneiras de plástico por torneiras mecânicas com redutor de vazão;
- instalação de 28 coletores de água de chuva para uso não nobre;
- implantação de horta com instrução de como plantar, dando ênfase para a importância de uma boa alimentação nos lares dos alunos e na Escola;
- oficinas sobre a reciclagem, correta segregação dos resíduos sólidos;
- reaproveitamento de materiais, como os pneus para construção de parques, lixeiras e puffs;
- confecção do deck de leitura com paletes em oficinas com a comunidade.
Existe levantamento de fontes de recursos para adaptação das escolas e conquista do Certificado. Todas as Escolas recebem um aporte anual para implantação de algo voltado a sustentabilidade. A Secretaria de Educação de Ribeirão Preto tem 8 escolas selecionadas para implantação do PEC. Entretanto, a ideia é ampliar o PEC para outros municípios, com possibilidade de difusão da ideia com o apoio do Poder Executivo por meio dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente.
Gostou da iniciativa? Comente! Compartilhe conhecimento!
Deixe uma resposta