O Programa Escola Consciente (PEC) surgiu com o sonho de fazer a diferença. Durante o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Carla Raffaine; Josi Carmelo e Fabiana Mara viram que grande parte dos problemas ambientais estava na falta da conscientização e sensibilização das pessoas em relação ao meio ambiente. Faltavam informações, práticas e principalmente incentivos. Perceberam também que era muito difícil mudar os hábitos das pessoas, mas seria promissor se introduzissem a educação ambiental dentro do ambiente escolar, transformando os estudantes em multiplicadores ambientais e a escola certificada como conscientemente sustentável.
O PEC foi apresentado ao Vereador Marinho Sampaio, que propôs a transformação do PEC em Lei. Houve votação na Câmara Municipal com aprovação do Projeto, sendo a Lei sancionada pelo Prefeito Duarte Nogueira. Portanto, Lei do Município de Ribeirão Preto/SP nº 14.091, de 06 de novembro de 2017, criou o Projeto “Escola Consciente – PEC” para as Escolas Públicas e Privadas de Ensino Fundamental e Médio localizadas no município de Ribeirão Preto.
O PEC consiste na certificação ambiental para as escolas que desenvolverem ações, atividades ou projetos voltados para a educação ambiental e ao uso sustentável de recursos naturais. As escolas participantes deverão atender aos seguintes temas:
- redução de consumo de energia;
- consumo consciente de água;
- separação e agregação dos resíduos sólidos;
- implantação da horta vertical;
- métodos de preservação do meio ambiente.
As escolas que aderirem ao projeto “Programa Escola Consciente – PEC” e que comprovarem a realização de pelo menos uma atividade relacionada aos temas descritos anteriormente recebem um certificado ambiental. A certificação ambiental é representada por selos classificados da seguinte forma:
- Selo de “Certificação Escola Consciente”;
- Selo de “Certificação de Eficiência Energética”;
- Selo de “Certificação de Consumo Consciente da Água”;
- Selo de “Certificação de Reciclagem”;
- Selo de “Certificação de Implantação da Horta”.
O selo de “Certificação Escola Consciente” será o principal, obtido quando a escola tiver atingido pelo menos três objetivos, que poderão ser escolhidos aleatoriamente pelas escolas. A certificação ambiental para as escolas ocorrerá no fim de cada ano letivo. O certificado terá validade de 2 (dois) anos, podendo ser renovado por igual período, desde que mantidos os requisitos legais para a sua concessão.
Existem ações em andamento para ampliação para outros municípios, com esperança de apoio do Estado de São Paulo, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação. Sendo que o maior sonho da Equipe de Engenheiras, idealizadoras do PEC, é que a Organização das Nações Unidas (ONU) analise o Projeto e difunda essa ideia mundialmente.
Gostou da ideia? Tem interesse em apoiar essa ideia? Realiza algo parecido? Comente! Compartilhe informações!
Deixe uma resposta