O óleo de cozinha usado deve ser armazenado em recipientes apropriados e destinados aos pontos de coleta voluntária para posterior reaproveitamento.

Nas residências, o armazenamento pode ser realizado em frascos de produtos de limpeza e/ou vidros reaproveitados, conforme Figura 1 abaixo.

Coleta de óleo de cozinha. Fonte: Francisco Beltrão

Após o armazenamento do óleo usado deve-se levar aos pontos de entrega voluntária para o devido reaproveitamento/transformação, como, por exemplo, a produção de sabão. Para descobrir os locais de entrega de óleo usado é possível utilizar sítios eletrônicos que orientam os locais de entrega de acordo com o endereço indicado. O sítio eletrônico www.ecycle.com.br é um exemplo de ambiente de procura.

Já nos condomínios e estabelecimentos que produzem grande quantidade de óleos de cozinha, é possível adquirir bombonas de prestadores de serviço de coleta e destinação adequada desses resíduos. Alguns desses prestadores de serviço até pagam pelo óleo recolhido e usam para a produção de biodiesel por exemplo.

O que você faz com o óleo de cozinha usado em sua residência? Você conhece boas ideias para o recolhimento de óleo de cozinha? Divulgue aqui! Destaque boas práticas sustentáveis! Compartilhe e divulgue informações!