Talvez não seja de conhecimento de todos, mas as bitucas de cigarro, além de oferecerem um aspecto feio e sujo às cidades, também oferecem riscos ambientais e devem ser recolhidas para uma destinação adequada. Fumantes geralmente elegem locais para pitar e esses ambientes, quando não têm porta-bitucas, ficam com o chão repleto de pontinhos brancos (bitucas). Mesmo em cidades com legislação que prevê multa para quem for flagrado jogando bituca no chão, o hábito ainda persiste.
Para recolher as bitucas é possível construir porta-bitucas de maneira simples e prática utilizando recipientes de recicláveis (Figura 1). Entretanto, existem empresas que oferecem porta-bitucas personalizados e emitem certificado de destinação ambientalmente adequada das bitucas.
O fato é que o recolhimento das bitucas é necessário, porque o acúmulo das mesmas no chão pode prejudicar o meio ambiente, além de oferecer um aspecto visual desagradável às cidades, principalmente aos não fumantes, e causar queimadas. Soma-se a isso, o tempo de decomposição de uma bituca que pode chegar a até cinco anos e o fato de elas conterem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas (ecycle).
Você conhece boas ideias para o recolhimento de bitucas? Você oferece serviço de recolhimento de bitucas? Divulgue aqui! Destaque boas práticas sustentáveis! Compartilhe e divulgue informações!
Fonte:
Bituca de cigarro: uma grande vilã ambiental. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/1894-bituca-de-cigarro>. Acesso em: 05 Out 18.
17 de outubro de 2018 at 17:37
Vamos elaborar coletores de bitucas com materiais recicláveis e distribuir em alguns centros acadêmicos da UnB. Assim as bitucas vão ter uma destinação mais correta, não vai estar mais em contato com o solo.
23 de outubro de 2018 at 16:41
Ótima ideia. Podemos montar um grupo e buscar parcerias. O ideal é realizarmos uma pesquisa de campo para saber quantos pontos precisam de coletores. Depois buscamos a melhor maneira para confeccionar os coletores.
25 de outubro de 2018 at 18:18
Segundo a (ONG Ocean Conservancy), por 32 anos consecutivos, as bitucas de cigarro foram o item mais coletado das praias no mundo todo. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/08/os-cigarros-e-nao-o-plastico-sao-os-verdadeiros-viloes-dos-oceanos-revela-estudo.html acessado em 25/10/2018.