Seu Antônio (aposentado) e a Sra. Irene (dona de casa) são moradores de uma pequena residência em Senador Canedo/GO, implantaram um sistema simples de captação de água de chuva. O sistema é composto de uma calha (feita a partir de um ‘pedaço’ de telha fibrocimento de 3 m), implantada em parte do telhado da residência e uma caixa d’água de 500 litros utilizada para o armazenamento d’ água de chuva.
A água de chuva coletada é usada para lavagem de pisos, roupas e descarga de vaso sanitário. Segundo eles, no último período chuvoso, conseguiram captar o equivalente 25 caixas d’agua de 500 litros, ou seja, 12.500 litros de água de chuva. Esta quantidade de água usada equivale a uma economia de R$ 70,00, levando em consideração o que é pago pela água tratada fornecida pela Agência de Saneamento de Senador Canedo.
O sistema de captação da água de chuva carece de limpeza regularmente, principalmente da caixa d’água pelo menos três vezes por semana e acréscimo de água sanitária para desinfecção e controle de larvas de mosquito.
Você conhece boas práticas de uso de águas pluviais? Você oferece serviço e/ou equipamentos para captação de água de chuva? Divulgue aqui! Destaque boas práticas sustentáveis! Compartilhe e divulgue informações!
Deixe uma resposta