Com a correria dos grandes centros urbanos tem sido cada vez maior o desafio de encontrar tempo para cultivar plantações em áreas verdes das cidades. Até mesmo os espaços disponíveis estão sofrendo redução e os terrenos residenciais ficando cada vez menores. Em meio a tudo isso, um morador do Distrito Federal, traz um bom exemplo que é possível, sim, encontrar um tempo para cultivar plantas frutíferas e ainda reutilizar água de máquina de lavar roupas.

O Sr. Antônio Silvino, morador de Planaltina, Distrito Federal, é um exemplo de agricultor urbano. Ele cultiva plantas frutíferas e hortaliças no próprio quintal e nas áreas verdes próximas à sua residência.

Plantas nas áreas verdes próximas a residência do Senhor Antônio Silvino

A manutenção e a colheita das frutas são realizadas em conjunto com sua esposa e três filhos. Sendo, portanto, uma ação importante para o convívio familiar, o contato com a natureza, com alimentos saudáveis, além de promover educação ambiental.

Quando há excedente de produção, os alimentos são partilhados com os vizinhos e membros da família. Geralmente, a produção do Sr. Antônio Silvino é composta por banana, acerola, jabuticaba, cana caiana, pinha, chuchu entre outros.

Plantas do quintal do Senhor Antônio Silvino

A irrigação das plantas e grama do quintal é realizada por meio do reúso de água da máquina de lavar roupas. O Sr. Antônio Silvino instalou uma bombona de 200 litros para armazenar a água da máquina e distribuí-la por gravidade para as plantas por meio de tubos e mangueiras furadas para irrigação.

Desenho esquemático do sistema de irrigação, com aproveitamento de água da máquina de lavar, no quintal do Senhor Antônio Silvino

Gostou dessa boa prática? Conhece boas práticas com esse viés? Deixe seu comentário!