O Distrito Federal apresenta uma norma recente de incentivo a instalação de hortas urbanas para o cultivo de plantas comestíveis e medicinais. Esta norma é a Lei nº 6.671, de 21 de setembro de 2020, a qual acrescenta dispositivos à Lei nº 4.772, de 24 de fevereiro de 2012, que dispõe sobre diretrizes para as políticas de apoio à agricultura urbana e periurbana no Distrito Federal.

Neste contexto, a Engenheira Maria Geraldina Salgado explica como implementaram uma horta no Bloco F da quadra 303 da Asa Norte em Brasília, Distrito Federal. A Geraldina é Engenheira Civil, mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento e especialista em Tecnologia de Alimentos.

Algumas das plantas cultivadas podem ser apreciadas no vídeo a seguir. É importante refletir sobre a diversidade de plantas em uma única área verde de um bloco de apartamento no Plano Piloto em Brasília/DF. Com isso, vale a pena pensar no potencial de implementação de hortas urbanas do Distrito Federal, o que foi muito bem esclarecido pela Engenheira Geraldina.

 

Gostou dessa boa prática? Conhece boas práticas com esse viés? Deixe seu comentário!