O Instituto Arapoti e Engenheira Ambiental Dai Ribeiro lançaram a moeda social “Eco Grana” em Brasília, Distrito Federal. Basicamente, o projeto consiste na troca de materiais recicláveis por Eco Grana, a qual serve para adquirir produtos em estabelecimentos parceiros do projeto. Os resíduos recicláveis são destinados ao Alison, Ex-catador do Antigo Lixão de Brasília e Empreendedor Sustentável, que os repassa para recicladoras.
As trocas de resíduos recicláveis por Eco Grana atualmente ocorrem quinzenalmente na Horta Comunitária do Guará, localizada na QE 38, Conjunto U do Guará II, Brasília/DF.
Os principais tipos de resíduos que podem ser trocados por Eco Grana são: PEAD, PET, Latas de Alumínio, Papel, Papelão, Jornais e Óleos de Cozinha. Cada Eco Grana vala 1 Real e as cotações dos resíduos podem ser apreciadas na ilustração a seguir.
A permuta de resíduos recicláveis por Eco Grana serve como educação ambiental ao fortalecer a reciclagem, ao proporcionar ao cidadão a percepção de que muitas embalagens não apresentam mecanismos de reciclagem, o que pode induzir a mudança no consumo e nas exigências na aquisição de produtos.
O Projeto Eco Grana ainda arrecada outros tipos de resíduos recicláveis que não valem Eco Grana, mas são destinados para outros projetos. Neste contexto, o Projeto Eco Grana fomenta a reciclagem, o reuso dos resíduos, a economia circular, a conscientização, dentre outros.
Gostou de conhecer o Projeto EcoGrana? Conhece boas práticas com esse viés? Deixe seu comentário!
Deixe uma resposta