Os sistemas de reúso devem ser seguros, higiêncos, ter boa estética, proteção ambiental e viabilidade técnica e econômica. Com isso, as águas cinzas, devidamente tratadas, podem ser utilizadas em edificações para fins não potáveis como descargas em bacias sanitárias, irrigação de jardins, lavagem de automóveis, limpeza de pisos, dentre outros. As águas de máquinas de lavar roupas são consideradas águas cinzas claras e estão sendo cada vez mais reaproveitadas em ambientes residenciais como fonte alternativa de água.
A senhora Letícia Oliveira de Almeida e senhor Otílio Martins de Oliveira, moradores de Ceilândia Norte em Brasília/DF, seguem essa tendência. Eles instalaram um sistema de armazenamento de água da máquina com uma bomba para utilizar esta água principalmente na limpeza de pisos. A Figura abaixo demonstra este sistema.
O incentivo ao reúso de águas cinzas para fins não potáveis ganhou mais importância com a recente crise hídrica no Distrito Federal, e visa conservação de água e a sustentabilidade. O Plano de Saneamento Básico do Distrito Federal prevê o incentivo ao uso de água não potável em edificações, assim como a Lei Distrital nº 5890/2017.
Você conhece boas práticas de uso de água da máquina de lavar ou de águas cinzas? Você oferece serviço e/ou equipamentos para captação de águas cinzas? Divulgue aqui! Destaque boas práticas sustentáveis! Compartilhe e divulgue informações!
Deixe uma resposta